Entre o objeto e o sujeito: composição, diálogo e confluência na recuperação da informação em arquivos.

Autores

  • Dacles Vágner da Silva UFC
  • Osvaldo de Souza UFC
  • Jefferson Veras Nunes UFC
  • Lidia Eugenia Cavalcante UFC

Resumo

A Recuperação da Informação (RI) é investigada em diversas áreas, dentre elas a Arquivologia. Ao examinar o conceito de RI no campo da Arquivologia, percebe-se a influência de estudiosos e teóricos da Ciência da Informação (CI) e da Ciência da Computação. No presente texto busca-se entender a RI em relação aos ambientes chamados de arquivo e entender como a RI foi exercitada em publicações dos últimos anos sob a égide de elementos que podem compor visões de natureza tanto objetivista, bem como subjetivista – típicas de uma discussão já em desenvolvimento no terreno epistemológico da CI. A partir de tais traçados, lança-se o problema de pesquisa: como se relacionam as questões e os elementos tanto de ordem da objetividade como da subjetividade referentes à RI e aos temas correlatos no campo arquivístico? A pesquisa teve abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico. A coleta foi empreendida em portais digitais de revistas e periódicos científicos da CI e Arquivologia. Coletaram-se estudos que tratavam da RI em arquivos nos últimos cinco anos. O método de análise dos dados utilizado foi de conteúdo. Achados da pesquisa indicam que as visões baseadas na objetividade e subjetividade, considerando-se a relação objeto-sujeito, não se apresentam dicotômicas.

Palavras-chave: Recuperação da Informação. Arquivologia. Objetividade-subjetividade. Ciência da Informação.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20438/71597

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dacles Vágner da Silva, UFC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Técnico em Arquivo na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Osvaldo de Souza, UFC

Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Departamento de Ciências da Informação. Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jefferson Veras Nunes, UFC

Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Departamento de Ciências da Informação. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Lidia Eugenia Cavalcante, UFC

Pós-Doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal – Canadá. Professora associada III do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos