Teorias e tendências contemporâneas da ciência da informação

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo UFMG

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou mapear as abordagens e perspectivas contemporâneas de pesquisa no campo da ciência da informação. A partir de extensa pesquisa bibliográfica, chegou-se a um quadro em que se destacam treze diferentes teorias que representam novas propostas de estudo da informação. A seguir, buscou-se analisar se, no conjunto dessas teorias, seria possível perceber algum tipo de tendência ou pontos comuns. A análise evidenciou cinco aspectos do conceito de informação: sua natureza como dado ou construção; como algo individual ou coletivo; como acúmulo de dados ou interferência e apropriação; como algo técnico ou inserido na vida cotidiana; como fenômeno isolado ou inserido em uma dinâmica mais ampla. A seguir, foi utilizado como quadro analítico o esquema de Capurro, construído a partir da sistematização de três paradigmas ou formas de estudo da informação. Concluiu-se que é possível perceber que as treze teorias trabalham com o conceito de informação dentro de aspectos que podem ser identificados com o Dzparadigma socialdz identificado por Capurro.

Palavras-chave: Teorias da ciência da informação. Conceito de informação. Paradigmas da ciência da informação. Tendências contemporâneas da ciência da informação.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20162/71589

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, UFMG

UFMG

Publicado

2018-05-07

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2018). Teorias e tendências contemporâneas da ciência da informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/39216

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos