A fotografia da saúde pública nos arquivos: o Departamento de Profilaxia da Lepra do Estado de São Paulo.

Autores

  • Maria Talib Assad Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo.

Resumo

A presente pesquisa busca discutir o tratamento de acervos fotográficos a partir de uma metodologia arquivística, por meio da análise das fotografias do acervo do Departamento de Profilaxia da Lepra do Estado de São Paulo produzidas em sua maioria entre 1923 e 1970, custodiados pelo Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. O órgão foi responsável pelo tratamento dos doentes de hanseníase pautado no modelo de isolamento em asilos-colônias. Com relação à essas fotografias, destaca-se sua particularidade como documento, produzido com dupla função: testemunho das atividades desse serviço de saúde e fonte para o desenvolvimento de pesquisa.

Plavras chave: Arquivo. Documentos visuais. Fotografia. Saúde pública.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/760

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Talib Assad, Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo.

Cientista social, documentalista do Instituto Butantan, mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo.

Publicado

2018-05-07

Como Citar

Assad, M. T. (2018). A fotografia da saúde pública nos arquivos: o Departamento de Profilaxia da Lepra do Estado de São Paulo. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/39244

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos