Proposta de modelagem de SRI normativa para o Departamento Nacional de Produção Mineral sob a ótica da análise de domínio.

Autores

  • Silvana Aparecida Fontanelli Escola de Comunicações e Artes na Universidade.
  • Vânia Mara Alves Lima Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Resumo

Pretende analisar a organização e disseminação dos instrumentos normativos produzidos pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) a partir dos princípios teóricos e metodológicos da Análise de Domínio (AD), considerando a relação da comunidade discursiva – servidores e usuários da instituição – com seus instrumentos normativos, no contexto de produção, representação, disseminação da informação. O objetivo é demonstrar que a modelagem do Sistema de Recuperação de Informação (SRI) para o DNPM, garantirá acesso à informação relevante, confiável e consistente, subsidiando a comunidade discursiva na tomada de decisões e potencializando ações que aperfeiçoem e desonerem a tramitação dos processos minerários, beneficiando a regulação da exploração mineral e a economia nacional contando com as facilidades proporcionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação e da escolha de metadados que contemplem as especificidades dos documentos normativos.

Palavras chave: Análise de Domínio. Legislação Mineral. Sistema de Recuperação de Informação.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/762

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida Fontanelli, Escola de Comunicações e Artes na Universidade.

Bibliotecária do Departamento Nacional de Produção Mineral Mestranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes na Universidade.

Vânia Mara Alves Lima, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Professora. Doutora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos