O Twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios Gaúcha e Guaíba na cobertura do Grenal 408

Autores

  • Maicon Elias Kroth Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Fábio Giacomelli Universidade da Beira Interior

Resumo

Este artigo analisa as estratégias discursivas midiáticas utilizadas pelas Rádios Gaúcha AM 600 FM 93.7 e Guaíba 720 AM 101.3 FM, para capturar ouvinte-internautas por meio da rede social Twitter. O referencial teórico-metodológico é fundamentado na discussão sobre o panorama do rádio contemporâneo e a adoção de redes sociais digitais pelo rádio, focando sua abordagem nos usos do Twitter. A análise evidenciou a construção de contratos de leitura por meio de uma proposta de produção de sentidos capaz de constituir vínculos com os ouvintes-internautas. A criação de hashtags, publicação de conteúdos da cobertura radiofônica especialmente organizada e a ênfase dada às performances dos narradores Pedro Ernesto Denardin (Gaúcha) e Marco Antônio Pereira (Guaíba) foram as principais estratégias identificadas para capturar a audiência.

Palavras-chave: Rádio. Twitter. Estratégias midiáticas

Link: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/39534/24687

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Elias Kroth, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Pós-doutor em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, Portugal, financiado pela CAPES. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Fábio Giacomelli, Universidade da Beira Interior

Investigador associado ao LabCom.IFP, unidade de investigação da área de Comunicação, Filosofia e Humanidades da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI). Mestre em Jornalismo e Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos