Aspectos da ciberreligiosidade: a dinâmica informacional do portal Jovens Conectados da CNBB

Autores

  • Emilson Ferreira Garcia Junior Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba
  • Edvaldo Carvalho Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

A proposta de discussão busca estabelecer um diálogo interdisciplinar entre os campos da informação, religiosidade e comunicação. Nosso objetivo principal foi compreender as estratégias de disseminação de conteúdo religioso do portal Jovens Conectados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O trabalho delimitou, para fins de análise, a dinâmica de formação que é oferecida aos usuários, bem como as estratégias de compartilhamento das mensagens vinculadas. Observamos que o referido portal tem como meta a ressonância da identidade religiosa nas redes sociais e a adoção de um perfil editorial que busque uma convergência enunciativa pautada em temas de interesse da instituição. O principal órgão da Igreja Católica do Brasil procura, a partir do ambiente digital, fomentar uma evangelização que adéque uma linguagem moderna aos preceitos doutrinais, com o intuito de arregimentar os jovens a uma experiência de fé.

Palavras-chave: Informação. Igreja Católica. Ressonância.

Link: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/43463/24688

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilson Ferreira Garcia Junior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com extensão universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Lima, Peru. Mestrando em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Professora Titular do curso de Comunicação Social (UEPB). Brasil, Paraíba, Campina Grande.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007).

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos