Visualização analítica das palavras-chaves nos eventos científicos: proposta a partir do Currículo Lattes

Autores

  • Jether Oliveira Gomes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Adilson Luiz Pinto Universidad Carlos III de Madrid (UC3M)
  • Gray Farias Moita Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Resumo

A produção de trabalhos científicos apresentou crescimento importante nas últimas décadas, sendo a internet seu principal fator de acesso e difusão. Consequentemente, nota-se um esforço global de todas as áreas do conhecimento quanto a estudos sobre dados de publicações científicas, a fim de conhecer o que tem sido pesquisado. Tais estudos podem servir a diversos propósitos, como fornecer base para construção de políticas de incentivo à pesquisa visando novos avanços na ciência. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os principais tópicos de pesquisas publicados em cada grande área do conhecimento, durante a trajetória da ciência brasileira por pesquisadores doutores que possuem currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Para isso, após a aquisição dos currículos dos doutores, foi desenvolvido um arcabouço de componentes responsável por filtrar, tratar e consolidar separadamente os dados das publicações científicas a serem analisados. Dentre esses dados, estão todas as palavras-chave de artigos publicados entre 1962 e 2016 em anais de congressos e em periódicos, que são ranqueadas em cada grande área do conhecimento através da aplicação da medida de popularidade de tópico baseado em frequência. Os resultados possibilitaram uma caracterização geral das palavras-chave utilizadas pelos doutores, e assim, identificar os principais tópicos de pesquisas desenvolvidos em cada grande área do conhecimento. Como considerações finais, observou-se a sinergia entre as grandes áreas do conhecimento quanto aos principais tópicos de investigação e também a contribuição de cada grande área em quantitativo de artigos publicados.

Palavras-chave: Palavras-chave. Tópicos de pesquisas. Bibliometria. Plataforma Lattes.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4059/3578

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jether Oliveira Gomes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre e Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Docente e pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG),Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Adilson Luiz Pinto, Universidad Carlos III de Madrid (UC3M)

Docente e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),Doutor em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid

Gray Farias Moita, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Docente e pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Doutor em Aeronáutica pelo Imperial Collegeof Science, Technology and Medicine

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos