Modelos e critérios para avaliação da qualidade de fontes de informação: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Frederico Giffoni Dutra Centro Universitário UNA
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O artigo relata os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre critérios utilizados para avaliação da qualidade de fontes de informação. Foi realizada pesquisa bibliográfica em três idiomas (português, espanhol e inglês) para se analisar a produção científica sobre conceitos relativos à fontes de informação e qualidade da informação, bem como os critérios utilizados para sua avaliação. Após pesquisa em artigos e demais publicações no período de 1974 a 2016, os resultados apontam a existência de 73 modelos. Foram também identificados os critérios mais frequentemente citados. Constatou-se a existência de 106 termos distintos, destacando-se os seguintes: precisão/acurácia das informações, atualização das informações, design/layout, confiabilidade e completude das informações, relevância/importância.

Palavras-chave: Fontes de informação. Qualidade da informação. Critérios para avaliação.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32676/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Giffoni Dutra, Centro Universitário UNA

Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor Tutor EAD do Centro Universitário UNA, Brasil.

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração de Empresas pela Columbia University, Estados Unidos. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos