O papel da biblioteca universitária como espaço de afiliação estudantil e o bibliotecário como educador e agente inclusivo

Autores

  • Antonio Jose Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Daniela Carvalho Cranchi Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo reflete sobre o uso do espaço e dos serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias no processo de afiliação de estudantes, sobretudo se considerarmos as novas realidades advindas do REUNI e da política de Ações Afirmativas. Nesse sentido, tem uma abordagem teórica interdisciplinar, ressaltando que a biblioteca universitária pode e deve ser um ambiente facilitador da formação acadêmica em seus aspectos científico, técnico e humanista. Destaca o papel da biblioteca na gestão universitária e a importância da participação ativa do profissional bibliotecário-educador no processo de autonomia intelectual do estudante universitário.

Palavras-chave: Biblioteca universitária. Afiliação estudantil. Gestão Universitária.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32654/pdf_1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Jose Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Daniela Carvalho Cranchi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Graduanda em Licenciatura em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos