Processo de busca e recuperação de informação em ambientes organizacionais: uma reflexão teórica sobre a subjetividade da informação

Autores

  • Thiciane Mary Carvalho Teixeira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A recuperação eficiente de informações relevantes para o negócio organizacional ainda se constitui em um desafio para os gestores de informação, principalmente se o objetivo for incentivar e possibilitar o amplo acesso às informações geradas internamente e externamente à organização, visando realizar ações estratégicas. Nessa perspectiva, o gerenciamento da informação passou a ser uma atividade imprescindível para as organizações, ou seja, prospectar e monitorar informações que propiciem decisões e ações estratégicas, de maneira a propiciar diferenciais competitivos organizacionais. As condições de acesso e busca para a apropriação e uso de informações no contexto organizacional tornou-se uma atividade complexa devido à subjetividade da informação, característica esta que impõe ao gestor da informação desenvolver uma percepção aguçada no que tange ao mundo informacional, de maneira a atender as necessidades e demandas informacionais eficazmente.

Palavras-chave: Acesso a Informação. Busca de Informação. Recuperação da Informação. Apropriação da Informação. Uso da Informação. Ambiente Organizacional.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2938

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiciane Mary Carvalho Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos