A rede social acadêmica Researchgate como mecanismo de visibilidade e internacionalização da produção científica brasileira e portuguesa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

  • Raimunda Araújo Ribeiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lídia Oliveira Universidade de Aveiro; Portugal
  • Cássia Furtado Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Este estudo analisa a problemática da comunicação no seio das comunidades científicas da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e como as redes sociais on-line se configuram como novos espaços de disponibilização da documentação científica e interação dos investigadores. O foco deste estudo é o contributo da presença on-line dos investigadores das áreas em análise para a promoção da visibilidade e internacionalização do trabalho académico desenvolvido. Realizou-se o levantamento da presença dos referidos investigadores na Rede Social ResearchGate (http://www.ResearchGate.net), suas motivações e perceções acerca da importância dessa presença para a visibilidade e internacionalização do trabalho de pesquisa que realizam. A análise destes resultados permite gerar uma compreensão do papel desempenhado por estes novos espaços híbridos entre arquivo e espaço de interação, na dinâmica de comunicação da comunidade académica e científica da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Palavras-chave: Comunicação em Ciência. Rede Social. Visibilidade. Internacionalização. Biblioteconomia. Ciência da Informação.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2937

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Araújo Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Lídia Oliveira, Universidade de Aveiro; Portugal

Universidade de Aveiro; Portugal

Cássia Furtado, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos