As contribuições da Ciência da Informação na perícia em informática no desafio envolvendo a análise de grandes volumes de dados – Big Data

Autores

  • José Antônio Milagre Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • José Eduardo Santarem Segundo Universidade de São Paulo – USP

Resumo

A Internet trouxe preocupações para toda a sociedade através do prisma da segurança da informação. Vislumbra-se vulnerabilidades que surgem a partir da utilização de tecnologias. Fraudes e crimes cibernéticos, aumentando de forma crescente, podem explorar estas tecnologias para causar danos sensíveis a empresas e pessoas. A perícia em informática, como a ciência que visa investigar os incidentes cibernéticos e fraudes tem que enfrentar esse cenário, não só de forma reativa mas proativamente, levantando informações que servirão de base para as decisões de inteligência, de modo a proteger a segurança da sociedade no ciberespaço. A questão se agrava quando se trata de Big Data, onde a perícia torna-se complexa e dificultosa. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa básica, exploratória, realizada mediante levantamento bibliográfico. O objetivo da presente pesquisa foi conceituar a computação forense, apresentar o atual estagio da computação forense aplicada a grandes volumes de dados e avançar, propondo uma análise do problema por meio de elementos e conceitos da Ciência da Informação, o que certamente contribuirá para a construção de soluções eficazes para a análise de grandes volumes de dados que envolvam crimes cibernéticos, fraudes e incidentes.

Palavras-chave: Computação Forense. Investigações digitais. Big data. Ciência da informação. Internet das coisas. Segurança da informação.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/22846/17499

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Milagre, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Universidade Estadual Paulista – UNESP

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo – USP

Universidade de São Paulo – USP

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos