O marketing como ferramenta estratégica na arquivologia: do diagnóstico ao plano de ação (marketing) no arquivo setorial de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Alzira Karla Araújo da Silva UFPB
  • Liliane da Costa Pontes UFPB

Resumo

Diagnostica o Arquivo Setorial do CCHLA/UFPB quanto ao Marketing da Informação, no que tange ao serviço de atendimento ao usuário. Para tanto, busca: conhecer o referido arquivo; identificar os pontos fortes e frágeis, as fraquezas e oportunidades; mapear as ferramentas de Marketing da Informação adequadas ao Arquivo e; propor um Plano de Ação (Marketing). O método adotado nesta pesquisa foi o estudo de caso e o instrumento empregado para coleta de dados foi um questionário aplicado ao arquivista do Arquivo do CCHLA/UFPB no ano de 2016 e reaplicado em 2017, conjuntamente com uma entrevista, com o intuito de obter informações sobre possíveis mudanças em suas questões. Percebe-se na análise de cenários que os pontos fortes são quanto ao arquivista ser aberto às mudanças, a disponibilidade de formulário de requerimento de documento e a existência de site; os pontos frágeis são quanto a deficiência de estratégias de Marketing, não disponibilizar documentação digitalizada e o acervo estar parcialmente organizado; no tocante as fraquezas existem a falta de recursos financeiros (Governo) e a inflexibilidade do horário de atendimento; já quanto as oportunidades identificam-se a possibilidade de parcerias com o Curso de Arquivologia da UFPB para trocar experiências e divulgar o arquivo e para concessão de estagiários, bem como haver a orientação dos setores quanto à transferência dos documentos. Conclui-se que a adoção da filosofia de Marketing no Arquivo auxiliará na satisfação dos usuários com a criação de produtos/serviços informacionais baseados no negócio da informação.

Palavras-Chave: Marketing da Informação. Estratégias de Marketing. Arquivo Setorial do CCHLA/UFPB.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/36269/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Karla Araújo da Silva, UFPB

Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Liliane da Costa Pontes, UFPB

Bacharela em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos