Responsabilidade ética e social do Arquivista e a Lei de Acesso à Informação

Autores

  • Anna Carollyna Bulhões Moreira Silva UFC
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia UFPB

Resumo

A necessidade de democratização da informação culmina na busca por instrumentos, meios e estratégias que solucionem problemas informacionais. Se torna indispensável à reflexão em torno das atribuições do profissional que intermedeia o campo da informação, o arquivista. Presentes nesse contexto focalizam-se nesta pesquisaos arquivistas que trabalham diretamente com as informações de cunho público. Com o advento da Lei de Acesso à Informação (LAI), inúmeras especificidades surgem na realidade desse profissional. Em que aspectos a LAI incide nas atribuições do profissional arquivista das instituições públicas universitárias? Para respondê-la, adotou-se como macro-objetivo compreender que aspectos a lei e suas diretrizes interferem nas atribuições do arquivista, em especial no que diz respeito às questões de responsabilidade ética e social. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, por visualizar a realidade dos profissionais arquivistas da Universidade Federal da Paraíba. A coleta dos dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio do método de interpretação de sentidos. Constata-se real distanciamento do profissional arquivista no que toca à aplicabilidade da LAI, como nas possíveis mudanças das atribuições relativas ao contexto ético e social. É notória a necessidade de reavaliação sobre a importância dada aos arquivos da Universidade e aos seus profissionais arquivistas.

Palavras-chave: Atribuições do arquivista. Lei de Acesso à Informação. Responsabilidade ética e social. Universidade Federal da Paraíba.

Link: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/672

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carollyna Bulhões Moreira Silva, UFC

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Técnica no arquivo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC.

Joana Coeli Ribeiro Garcia, UFPB

Professora Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Dra. em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / IBICT

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos