O perfil disciplinar da Ciência da Informação no Brasil: um estudo em torno da formação disciplinar dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq

Autores

  • Rafael Gutierres Castanha Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP. http://orcid.org/0000-0002-3117-1780
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.

Resumo

A literatura da área de Ciência da Informação a apresenta como um campo  interdisciplinar. Nessa perspectiva, investigou-se se realmente há práticas interdisciplinares em seu desenvolvimento e se realmente este campo científico compartilha conhecimentos com outras áreas do conhecimento. Nesse intuito, buscou-se analisar o atual perfil disciplinar da Ciência da Informação, por meio da formação acadêmica dos bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Identificou-se o perfil dos pesquisadores da área e observou-se de que maneira se inserem nas diferentes áreas do conhecimento, além disso, apresenta-se a tendência desses pesquisadores serem oriundos de uma mesma área. Ao se analisar o perfil disciplinar da área da Ciência da Informação, dividiu-se a pesquisa nas seguintes etapas: 1) levantamento dos bolsistas PQ ativos; 2) Recuperação de suas respectivas formações acadêmicas; 3) Classificação das formações segundo os colégios de avaliação e grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; 4) Análise do atual perfil disciplinar da Ciência da Informação no Brasil. Como resultado apresenta-se as formações acadêmicas dos pesquisadores e como estas podem influenciar e caracterizar a área como interdisciplinar, uma vez que a literatura de modo recorrente se refere ao campo como interdisciplinar. Evidenciou-se que a Ciencia da Informação no Brasil não se configura inteiramente interdisciplinar, mas sim pontualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gutierres Castanha, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Presidente Prudente/SP e atualemnte mestrando em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Marília/SP e membro do grupo de Estudos Métrico da Informação. Áreas de interesse: Bibliometrica, Genealogia Acadêmica e Colaboração Científica.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.

Doutora em Ciências da Comunicação e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Pesquisas em andamento