Uma análise temporal dos principais tópicos de pesquisa da ciência brasileira a partir das palavras-chave de publicações científicas

Autores

  • Jether Oliveira Gomes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Gray Farias Moita Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

A produção de trabalhos científicos apresentou um crescimento importante nas últimas décadas, sendo a internet o principal fator de acesso e difusão destes. Consequentemente, nota-se um esforço global de todas as áreas do conhecimento quanto à estudos sobre dados da produção científica, a fim de conhecer o que tem sido pesquisado. Sendo que, tais estudos podem servir à diversos propósitos, como, fornecer base para construção de políticas de incentivo a pesquisa visando novos avanços na ciência. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de análise textual sobre o desenvolvimento científico brasileiro registrado ao longo da história na base curricular da Plataforma Lattes. Para tanto, foi desenvolvido um arcabouço de componentes com a finalidade de filtrar e tratar os dados dos currículos para padronização e definição das informações essenciais a serem analisadas, e, ao mesmo tempo, diminuir o processamento computacional para geração dos resultados desejados. Os primeiros resultados são apresentados a partir da aplicação de análises bibliométricas e técnicas baseadas em análises de redes sociais, sobre as palavras-chave de artigos publicados em anais de congressos e em periódicos. Assim, quantitativamente, foi possível apresentar uma caracterização geral das palavras-chave utilizadas, e, com isso, destacar os principais tópicos de pesquisas desenvolvidos ao longo dos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jether Oliveira Gomes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorando em Modelagem Computacional (CEFET-MG), mestre em Modelagem Computacional (CEFET-MG), especialista em Logística Integrada (Ferrovia, Portos e Terminais) (PUC-MG), especialista em Engenharia de Software (PUC-PR), especialista em Linguagem Java (UP-PR) e bacharel em Ciência da Computação (FIC-MG). Atualmente é membro do grupo de pesquisa em Sistemas Inteligentes do CEFET-MG e Sócio do Projeto iBeer Delivery (http://ibeerdelivery.com.br). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Logística Multimodal, com ênfase em Engenharia de Software, Análise de Dados de Produção Científica e Controle da produção (Ferrovias, Portos e Terminais). Atua e/ou possui interesse nos seguintes temas: Análise Bibliométrica; Processamento e Análise de Dados; Análise de Redes Sociais; Engenharia de Software; Gestão de Projetos de Software; Processos de Desenvolvimento de Software; Projeto e Análise de Algoritmos; Arquitetura orientada a Serviços; Apuração e Controle de Indicadores de Produção; Automatização de Processos; Logística e Transporte; Liderança; Empreendedorismo e Inovação.

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Engenharia de Software, Qualidade de Software, MPS.BR, Extreme Programming, Arquitetura Orientada a Serviços, Web Services, Data Mining e Web Mining. 

Gray Farias Moita, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Aeronáutica pelo Imperial College, Londres (1994) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é Professor Titular, Diretor de Planejamento e Gestão e atua nos programas de pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional e em Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, alvenaria estrutural, análise não-lineares e hiperelasticidade. Trabalha, também, com sistemas computacionais inteligentes, engenharia de software e heurísticas computacionais.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Pesquisas em andamento