Qualidade e relevância da produção científica nas ciências da saúde: práticas de citação na área de Pneumologia

Autores

  • Maria de Fátima Borges Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • José Roberto Lapa e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vania Lisboa da Silveira Guedes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Ao longo das últimas décadas a análise de citação foi sendo incorporada aos sistemas de avaliação do desempenho científico. No entanto, críticas à percepção de que um maior número de citação representa uma maior qualidade ou relevância do trabalho científico vêm sendo construídas e discutidas pelos teóricos da área. A pesquisa aplica a metodologia proposta por Ahmed e outros (2004), que evidencia as razões de citação, a 22 artigos indicados por 12 pesquisadores da área de Pneumologia, como os de sua autoria, considerados de maior qualidade e de maior relevância, através de análise de conteúdo. Nesta primeira etapa, foram analisados 44 artigos citantes de um total de 144 artigos. Os resultados mostram que 47,8% das citações foram motivadas pela categoria A: razões históricas, prestação de homenagem aos pioneiros, trabalhos anteriores, mesma concepção do assunto. 25% das citações foram motivadas pela categoria B: descrição de outro trabalho relevante, discussão de detalhes ou partes dos resultados, explicações de como a teoria deve ser usada. 13, 6% foram motivadas pela categoria C: uso específico de informação contida no artigo citado. 9,1% motivadas pela categoria F: uso de métodos práticos e teóricos para resolver problemas e 4,5% motivados pela categoria D: uso de dados para comparação de objetivos. A pesquisa pretende não apenas revelar as motivações para o ato de citar, mas contribuir para o uso mais adequado da variável citação como uma das ferramentas de avaliação da pesquisa na área de Pneumologia.

Palavras-chave: Análise de citação. Cientometria. Pneumologia. Avaliação da Ciência 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Borges Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1985). Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT(2003). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação. Experiência em Gestão de Unidades de Informação. Experiência em docência do ensino superior, tendo lecionado no curso de Pedagogia na Universitade Estacio de Sá, as disciplinas de Educação Especial, Estágio Supervisionado e também orientando trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na docência em cursos de pós-graduação, tendo lecionado disciplinas voltadas para os cursos de "Gestão de Recursos Humanos" e "Eduacção Inclusiva" no Projeto A Vez do Mestre na Universidade Cândido Mendes. É professora assistente da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, ministrando as disciplinas de Marketing em Unidades de Informação, Planejamento de Unidades de Informação Metodologia Científica, Empreendedorismo e Planejamento e Gestão de Projetos. Exerceu a coordenação do curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro no período de julho de 2013 a setembro de 2014. Também foi coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Senso em Políticas de Informação e Organização do Conhecimento", convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional, no período de abril de 2012 à abril de 2013. É doutoranda do Programa de Pós Graduação em Clínica Médica da UFRJ, desenvolvendo a pesquisa intitulada: Práticas de citação na área de Pneumologia: uma análise cientométrica qualitativa.

José Roberto Lapa e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), obteve mestrado em Pneumologia e Tisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Imunopatologia Pulmonar pelo National Heart and Lung Institute /Imperial College London (1991). Realizou dois estágios de pós-doutorado no Institut Pasteur de Paris (1991-1992 e 1999), além de 14 estágios seniors entre 1993 e 2002 no Institut Pasteur e na Cornell University. Atualmente é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2000-2018), Coordenador do Programa de PG em Clínica Médica da UFRJ (2005-2017, coordenador-adjunto de 2000 a 2005), nota 7 na CAPES (Avaliação Trienal 2013), onde já orientou mais de 60 alunos de mestrado e doutorado, além de dois alunos de pós-doutorado. É pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 1994-2018), Adjunct Professor of Immunology in Medicine (Professor Titular Honorário), Weill Medical College, Cornell University, New York (desde 2003), Pesquisador principal de projetos financiados por agências nacionais e internacionais, inclusive dos National Institutes of Health/NIH dos Estados Unidos e membro de comitês revisores do NIH. Captou ou participou da captação de mais de 50 projetos financiados por agências nacionais e internacionais no período de 2005 a 2017. É Professor da UFRJ desde 1977, Prof. Titular de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 1997) e foi Diretor da Divisão de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ (2007-2010) e Diretor-Executivo do Instituto de Doenças do Tórax/UFRJ (2001-2005). É chefe do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa/HUCFF/UFRJ desde 1993. Foi Coordenador da Área de Medicina I da CAPES (2008-2011, Coordenador-Adjunto 2006-2008). É membro do Comitê de Assessoramento em Medicina (CA-MD) do CNPq (2014-2017). Tem grande experência em avaliação acadêmica. No período de 2000 a 2017 participou de 17 comissões de julgamento de projetos (study sections) a convite dos NIH/EUA e de mais de 300 bancas e comissões julgadoras de trabalhos de conclusão de pós-graduação, de concursos públicos e avaliações de cursos. Atua na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, principalmente nos seguintes temas: imunologia pulmonar, patogenia da asma e da DPOC, inflamação broncopulmonar, alergia e tuberculose.

Vania Lisboa da Silveira Guedes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado e Doutorado em Linguística - Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciência da Informação (CI) - Escola de Comunicação da UFRJ-IBICT/CNPq. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação - Universidade Santa Úrsula. Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Professora Colaboradora do PPG/UFRJ e do PPGCI/UFRJ. Professora do PROFLETRAS CAPES/UFRJ, Polo Sudeste. Representante do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) no Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ, 2011-2012. Áreas de atuação:Organização do Conhecimento, Bibliometria e Indexação na CI, assim como Sociolinguística, na Linguística, com ênfase em Análise Crítica do Discurso Científico. Pesquisador do Programa de Estudo sobre o Uso da Língua, Diretório de Pesquisa do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5352942356127848). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliometria e Cientometria como abordagem teórico-metodológica para a Organização do Conhecimento", Diretório de Pesquisa do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4853767798592439), em parceria com a PR2/UFRJ. Substituta eventual da Chefia de Departamento de Biblioteconomia da FACC/UFRJ.Substituta Eventual da Chefia de Departamento de Biblioteconomia (2017-2018). Coordenadora da Comissão para Implantação do Programa de Pós-graduação em Informação e GUI.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento