Abordagens conceituais e aplicativas da mediação nos serviços de informação

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva UFCA
  • Maria Giovanna Guedes Farias UFC

Resumo

Apresenta a mediação da informação como um campo profícuo de estudos e práticas profissionais no campo da Ciência da Informação (CI) e no espectro biblioteconômico-informacional, relacionado a diversos outros conceitos como serviços de informação, competências em informação, produtos de informação, tecnologias de informação, gestão da informação. Objetiva abordar as perspectivas teórico-conceituais e tipológicas da mediação da informação, estabelecendo intercorrências com os serviços de informação, contemplando aplicações mútuas no desiderato da mediação implícita e explícita. Utiliza como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, estabelecendo diálogo com obras diversas como livros e artigos sobre as temáticas “mediação” e “serviços de informação”. Os resultados demonstram que há várias possibilidades de aplicação da mediação implícita e explícita, tanto para a fundamentação das pesquisas sobre mediação da informação, quanto para práticas profissionais em ambientes de informação. Conclui-se que as relações entre mediação e serviços de informação demonstram o amplo caráter técnico, pedagógico e institucional na CI e nas práticas profissionais nos ambientes de informação.

Palavras-chave: Mediação da informação. Serviços de informação. Mediação implícita. Mediação explícita.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/122628/133890

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, UFCA

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia –UFBA. Professor do Curso de Graduação e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri–UFCA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) –UFCA.

Maria Giovanna Guedes Farias, UFC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia–UFBA. Professora do Departamento de Ciências da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará–UFC.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos