O livro de artista, o colecionador e a coleção no museu: um itinerário intersubjetivo da coleção de livros de artista de Paulo Herkenhoff no museu de arte do Rio

Autores

  • Andréa da Silva Barboza Fundação Biblioteca Nacional
  • Gustavo Silva Saldanha UNIRIO

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a condição da coleção de livros de artista conformada por Paulo Herkenhoff ao longo de sua trajetória subjetiva (nas mãos do colecionador) e duplamente intersubjetiva, ou seja, de um lado, reconhecida nas mãos do donatário (uma vez doada à biblioteca do Museu de Arte do Rio em 2013), de outro lado, apropriada pela experiência do olhar do profissional bibliotecário diante dos itens. Para a realização do estudo, apresentamos a instituição Museu de Arte do Rio em sua história, sua missão e sua arquitetura, seguida de uma breve cronologia biobibliográfica de Paulo Herkenhoff. No plano metodológico, como estudo exploratório e qualitativo, o trabalho recorre às fontes primárias e bibliográficas, de fundo institucional, biográfico e teórico, incluindo a entrevista com o próprio colecionador e a consulta à fundamentação teórica do livro de artista, bem como à literatura biblioteconômica dedicada à teorização das práticas de preservação e de organização do conhecimento de coleções especiais. Como resultados, o estudo evidenciou a condição complexa e híbrida do livro de artista em suas diferentes dimensões espaço-temporais, do plano conceitual ao plano institucional-aplicado, tendo como margem empírico-subjetiva a necessidade de reconhecimento da trajetória do colecionador como efeito central para as decisões de prática institucionalizáveis sobre o livro de artista. As conclusões apontam para o dilema entre o local de guarda e as tipologias descritivas como instâncias ainda em aberto, reconhecidas como categorias tão complexas quanto emergentes para o debate sobre o livro de artista no campo.

Palavras-chave: Livro de artista. Coleções especiais. Paulo Herkenhoff. Museu de Arte do Rio

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133575/133894

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa da Silva Barboza, Fundação Biblioteca Nacional

Mestre em Biblioteconomia pela UNIRIO. Bibliotecária na Fundação Biblioteca Nacional.

Gustavo Silva Saldanha, UNIRIO

Doutor em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro –UNIRIO.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos