Modelo de fluxo do conhecimento nas organizações: proposta de mapeamento para construção e gestão de portal de periódico

Autores

  • Jorge Santa Anna UFMG

Resumo

Pesquisa inicial cujo objetivo é apresentar o mapeamento do fluxo do conhecimento em organizações, tendo como base um modelo proposto para formação, gestão, armazenamento e uso de publicações periódicas. Apresenta aspectos relativos à produção e gerenciamento do conhecimento nas organiza- ções; discorre sobre as diversas manifestações do conhecimento organizacional, seja no que tange ao conhecimento público ou restrito, tangível ou intangível, bibliográfico, arquivístico ou museológico; expõe as etapas de mapeamento do conhecimento, em suas diversas manifestações, tendo em vista viabilizar sua organização, gestão, armazenamento e uso; e, por fim, propõe modelo para fluxo do conhecimento, considerando a sistematização de um portal eletrônico para periódicos. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e bibliográfica, recorrendo-se à análise de alguns modelos teóricos para fluxo do conhecimento. Os resultados preliminares deste estudo evidenciaram que, ao estabelecer o modelo para mapeamento do fluxo de conhecimento contido em publicações periódicas, a organização usufruirá de um direcionamento do caminho a ser percorrido para que o produto final esperado seja concretizado, qual seja a elaboração do portal de periódicos, gerando, dessa forma, um artefato tecnológico que garanta maior visibilidade das publicações, por conseguinte o uso efetivo desse tipo de conhecimento registrado.

Palavras-chave: Conhecimento organizacional. Gestão do conhecimento. Organização, tratamento e recuperação do conhecimento. Portal de periódicos científicos.

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/12566/9742

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, UFMG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012).

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos