A leitura em dispositivos digitais móveis

Autores

  • Julio Cesar Oliveira Bernardo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Acir Mario Karwoski Universidade Federal do Paraná

Resumo

A presença das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) na sociedade contemporânea é um fato indubitável. Vivenciamos o desenvolvimento e a consolidação cada vez mais ampla da cultura digital. As telas digitais vêm reconfigurar as relações com a informação e com os processos de ensino e aprendizagem. As práticas de leitura passam a ocorrer agora também em outros suportes, como os próprios dispositivos móveis digitais, concretizando práticas de multiletramentos e trazendo novos comportamentos sociais que se refletem na formação de leitores. Este artigo está ancorado em pesquisa realizada com uma turma de acadêmicos do curso de graduação de Licenciatura em Letras de uma universidade federal, com metodologia de caráter participante e com abordagem qualitativa. Tem como objetivo analisar a viabilidade da leitura em dispositivos móveis digitais, com foco no telefone celular, a partir dos resultados apresentados. As práticas de ensino observadas, com viés de participação e construção coletiva, reconhecem o valor de processos multidisciplinares relacionados a ‘mobile learning’, assim como demonstram que a leitura no suporte móvel telefone celular é uma recorrência passível de relevantes apontamentos pedagógicos e observações diversas no campo das linguagens.

Palavras-chave: Mobile learning. Leitura. Ensino. Telefone celular.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646355/16864

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Oliveira Bernardo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba, MG - Brasil. Graduado em Letras - Universidade de Uberaba (UNIUBE) – Uberaba, MG - Brasil. Técnico em Assuntos Educacionais - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba, MG - Brasil.

Acir Mario Karwoski, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Letras - Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba, PR – Brasil. Licenciado em Letras - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Curitiba, PR - Brasil. Professor Associado - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba, MG - Brasil.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos