Modelos de negócios para e-Books em bibliotecas universitárias

Autores

Resumo

A presente pesquisa parte da hipótese que os atuais modelos de negócios de e-Books não atendem satisfatoriamente aos critérios para gestão da livre circulação de livros nas bibliotecas universitárias brasileiras, respeitando os interesses e necessidades dos usuários. Diante desta questão definiu-se como objetivo investigar o livro digital e seus modelos de negócios no contexto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abordando aspectos sobre o mercado editorial, às políticas públicas que atendem à gestão desse artefato e, por fim, propor um modelo que viabilize uma prática eficaz de gestão, integrando à diversidade de coleções digitais existentes no contexto da UFBA. A abordagem metodológica é qualitativa e quantitativa, utilizando-se como métodos de coleta de dados o questionário via web e a entrevista estruturada com os agentes da cadeia de valor do livro digital. Os resultados parciais demonstraram uma variável da nossa argumentação: o crescimento da inserção do livro digital nas bibliotecas universitárias. Entretanto, o modelo de negócio de acesso às coleções, aponta uma nova relação entre editora, autor e biblioteca com coleções que são fluídas e mutáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Souza Santana Magalhães, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora do Instituto de Ciência da Infotrmação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Fedral da Paraiba, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento