Aplicabilidade da Competência em Informação e da Organização do Conhecimento no processo de Gestão da Informação

Autores

  • Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar Universidade Estadual Paulista
  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Isabela Santana de Moraes Universidade Estadual Paulista

Resumo

No atual contexto de produção e acesso da informação, as organizações precisam saber tratar as informações obtidas, seja por meio digital ou analógico. A fim de tratar as informações, existe um processo conhecido como gestão da informação, responsável pela coleta, processamento, armazenagem e disseminação. Defende-se que as etapas desta gestão podem ser norteadas pela competência em informação e pela organização do conhecimento. Portanto apresentam-se os seguintes questionamentos: qual a importância da competência em informação e da organização do conhecimento na gestão da informação?  Como as técnicas de organização do conhecimento e a competência em informação contribuem para gestão da informação? O objetivo é refletir sobre a importância da competência em informação e da gestão do conhecimento para o desenvolvimento da gestão da informação inteligente, que atenda as necessidades das organizações contemporâneas. Esse trabalho se justifica por inter-relacionar os temas organização do conhecimento, gestão da informação e competência em informação e sua contribuição para as organizações, caracterizando-se como tema interdisciplinar.  As discussões apresentam a inter-relação entre organização do conhecimento, competência em informação e organização do conhecimento a fim de melhorar os processos organizacionais. Como considerações finais defende-se que os três temas propostos contribuem com a aplicação e melhoria da gestão da informação a fim de que os indivíduos construam conhecimento.

Palavras-chave: Gestão da informação. Competência em informação. gestão do conhecimento. organização e representação do conhecimento.Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649647

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista

Atualmente é aluna de Doutorado da Universidade Estadual Paulista - UNESP (Câmpus Marília) do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (Câmpus Marília) e durante a vigência do curso recebeu bolsa CAPES. Membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Membro do grupo de pesquisa IntelliLab da Universidade de Sherbrooke (UdeS), Québec, Canada Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia - FATEC (Garça), onde realizou iniciação científica, monitora do curso de inglês e foi considerada aluna Destaque do curso de Gestão Empresarial (Lions Club de Garça). Recebeu uma bolsa de estudos do Centro Paula Souza em 2013, baseada em seu desempenho escolar, para cursar espanhol na cidade de Córdoba, Argentina. Tem experiência em pesquisa no âmbito da Competência em Informação (CoInfo) e sua relação com as organizações contemporâneas. Também tem interesse em pesquisar Clusters, Micro e Pequenas Empresas, Gestão do Conhecimento, Vantagem Competitiva e Inteligência Competitiva de modo a relacionar os conhecimentos de Gestão com a área da Ciência da Informação.

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça, onde realizou Iniciação Científica. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP de Marília-FFC, vinculada à linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação e membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - FFC). Foi Bolsista de Mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 04/2017 a 02/2018, e atualmente é Bolsista de Mestrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui interesse em pesquisas no âmbito da Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Competência em Informação e Cultura Informacional e suas relações com as organizações públicas e privadas.

Isabela Santana de Moraes, Universidade Estadual Paulista

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Marília, vinculada a Linha de Pesquisa: Produção e Organização da Informação, Eixo Temático - Organização da Informação. Formada em Ensino Superior Tecnológico em Gestão Empresarial pela Faculdade Tecnológica de Garça-SP (2014). Desenvolvendo pesquisa na área de Ciência da Informação, visando a Organização e Recuperação do Conhecimento com ênfase conceitual nos sistemas de organização do conhecimento e das linguagens documentárias.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos