Análise de Redes Sociais das temáticas: Gestão da Informação e da Inovação

Autores

  • Ana Clara Cândido Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Patrícia Soares da Silva Bertotti Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância da interação da temática de gestão da informação no processo de inovação. Trata-se de um estudo exploratório, na qual através da aplicação da ferramenta de Análise de Redes Sociais foram construídos diagramas que representam a interação entre os conceitos mais frequentes da rede. Os resultados apresentam evidências teóricas sobre a interação destes conceitos ao longo de estudos publicados entre os anos de 2010 a 2015 na base science direct. A análise decorreu sobre publicações que continham em alguma parte do texto estes dois conceitos, sendo assim são artigos de diversas áreas do conhecimento. Uma das principais evidências dos resultados é a baixa incidência de uso do termo ‘gestão da informação’ nas publicações com a temática de inovação. Os resultados da análise realizada neste estudo evidenciam um campo de estudo a ser explorado pela Gestão da Informação e assim as potencialidades de estudos empíricos que tenham como objeto de análise o processo de inovação das organizações de diversas naturezas.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Gestão da informação. Inovação. Interação.
Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649761

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (2007) e Mestrado em Economia e Gestão da Inovação pela Universidade do Porto - Portugal (2010). Atuou com consultoria em processos de inovação, gestão da inovação. Pesquisadora Associada ao Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA) e no INESC P&D Brasil na área de Gestão da Inovação. Membro do Grupo de Estudos em Avaliação de Tecnologia (GrEAT). Tem-se dedicado à análise da adoção de Inovação Aberta, Avaliação de Tecnologia, Inovação Disruptiva e Inovação Tecnológica. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação (CIN) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Patrícia Soares da Silva Bertotti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Discente do Curso de Graduação em Arquivologia e integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Coordenador do Bacharelado em Ciência da Informação (2017-2019). Campo do Conhecimento: Ciência da Informação. Área de atuação: Gestão da Informação. Doutorado em Engenharia de Produção (2011). Mestrado Profissional em Administração (USF, 2004). Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC, 2008). Graduação em Ciências Humanas - Filosofia (UCDB-1989). Áreas de interesse: (1) Gestão Estratégica da Informação; (2) Curadoria Digital; (3) Tecnologia Assistiva; (4) Bibliotecas Escolares; (5) Big Data & Teoria da Decisão e, (6) Epistemologia aplicada a tópicos interdisciplinares em Ciência da Informação. É líder do grupo de pesquisa em Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos