O instante decisivo de Henri Cartier Bresson e a indexação: um estudo exploratório de métodos de indexação de fotografias

Autores

  • Welington Rodrigo Zanon USP
  • Deise Maria Antonio Sabbag USP

Resumo

A pesquisa aborda métodos de indexação de fotografias na perspectiva da representação dos trabalhos de Henri Cartier Bresson e o instante decisivo. Tem caráter exploratório e descritivo, sob uma abordagem qualitativa, utilizando procedimentos de pesquisa documental, levantamento e análise de conteúdo. A pesquisa valeu-se pelo método de classificação e indexação, de acordo com técnicas de experimentação, onde o conteúdo é avaliado de acordo com sentido conotativo da imagem. Buscou-se qual o melhor método de indexação para as fotografias de Henri Cartier-Bresson, a fim de extrairmos o maior número de informações possíveis da representação visual do documento (fotografias), e minimizar as perdas nesta transcrição. Para tanto, utilizamos os quatro métodos de indexação de fotografias desenvolvidos pelos autores Panofsky (1986), Smit (1986), Manini (2002) e Rodrigues (2007), aplicando-os a (03) fotografias de Bresson. Após a aplicação realizou-se análise comparativa e discussão dos resultados.

Palavra-chave: Ciência da Informação. Fotografia. Indexação. Análise Documental.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648748

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welington Rodrigo Zanon, USP

USP

Deise Maria Antonio Sabbag, USP

Possui graduação em Biblioteconomia pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - Júlio de Mesquista Filho (1999), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: indexação, análise documental, organização do conhecimento, organização e representação da informação e representação da informação.

 

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos