Historiografia e Epistemologia no campo da Ciência da Informação: um olhar sobre a literatura brasileira

Autores

Resumo

Investiga a produção científica na temática Epistemologia e Historiografia da Ciência da Informação a partir dos Anais do ENANCIB, da Plataforma Lattes, da literatura indexada na Brapci. Identifica o coletivo de pesquisadores que dão suporte, continuidade e consistência ao trabalho epistemológico e historiográfico da área. Descreve o contexto de criação e desenvolvimento da Ciência da Informação a partir das comunicações científicas dos estudiosos desse campo científico. Verifica as relações literárias entre os pesquisadores, além de perceber as redes sociais científicas estabelecidas. Trabalha os conceitos das temáticas epistemologia e historiografia da Ciência da Informação, remetendo aos autores consagrados desse domínio. Para tanto, usa-se o método indiciário proposto por Ginzburg (1989) e a técnica do brauseio de Araújo (1994). Também se aplicam as técnicas dos estudos métricos da informação desenvolvido na área para ranquear e traduzir os indícios da produção e comunicação da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago José da Silva, UFPB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Pesquisas em andamento