Desafios no desenvolvimento de competências comunicacionais nos cursos de licenciatura das universidades do Nordeste brasileiro

Autores

  • Elbênia Marla Ramos Silva Universidade Tiradentes (UNIT)
  • Fernando Manuel dos Santos Ramos Universidade de Aveiro (UA)
  • João Carlos Lopes Batista Universidade de Aveiro (UA)

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que aborda a problemática do desenvolvimento das competências comunicacionais dos estudantes nos cursos de licenciatura das universidades federais do Nordeste brasileiro. O desenvolvimento dessas competências é crítico para a formação de nova geração de profissionais do setor da educação dispondo de um nível de literacia digital apropriado às exigências colocadas pelas novas mídias. A investigação abrange coordenadores e docentes dos 126 cursos de licenciaturas que tratam da formação de professores para a educação básica nas 18 universidades federais da Região Nordeste do Brasil. Apresentamse os resultados da primeira etapa de recolha de dados, baseada num inquérito do tipo survey on-line, sobre o estudo do uso das tecnologias da comunicação pelos professores das licenciaturas. Esta etapa permitiu identificar quais as práticas docentes utilizadas envolvendo as tecnologias da comunicação e perceber quais os principais desafios para inserir estas tecnologias nas práticas cotidianas. Os resultados obtidos indicam que as plataformas de gestão de aprendizagem são a tecnologia mais utilizada pelos professores, o que estabelece desafios importantes no que respeita à diversificação e à flexibilização das tecnologias utilizadas, à estrutura curricular dos cursos e à formação dos docentes das licenciaturas. O artigo inclui ainda a identificação das próximas etapas da investigação e uma reflexão sobre os principais contributos que o estudo pretende sistematizar.

Palavras-chave: Tecnologia da comunicação. Competências comunicacionais. Formação docente. Universidades federais do Nordeste brasileiro.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/3799/3353

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elbênia Marla Ramos Silva, Universidade Tiradentes (UNIT)

Universidade Tiradentes (UNIT)

Fernando Manuel dos Santos Ramos, Universidade de Aveiro (UA)

Universidade de Aveiro (UA)

João Carlos Lopes Batista, Universidade de Aveiro (UA)

Universidade de Aveiro (UA)

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos