Booktube como instrumento de Disseminação da informação para a geração digital

Autores

  • Sthéfani Paiva Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Adriana Maria de Souza Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Resumo

Este estudo visa avaliar o Booktube, um tipo de canal de vídeos dentro da rede social online Youtube, com a temática voltada, principalmente, para o universo literário, como um instrumento de Disseminação da informação para membros pertencentes à Geração Digital. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os conceitos relacionados à Geração Digital, Disseminação da Informação e Booktube, contextualizando origens e características dos elementos básicos para a construção da pesquisa. Complementando o embasamento teórico, por meio do envio de dois questionários direcionados aos Booktubers e aos inscritos dos canais participantes do evento “Bate-Papo Literário”, foi possível analisar se ambos faziam parte da Geração Digital e seus pontos de vista sobre a utilização de tal ferramenta para disseminar informação. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que o instrumento Booktubepode ser utilizado nas bibliotecas como um instrumento eficaz para divulgar seus acervos e serviços, mais especificamente para os indivíduos pertencentes à Geração Digital.
Palavras-chave: Disseminação da informação (instrumento). Booktube. Geração Digital.
Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/794/858

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sthéfani Paiva, Prefeitura Municipal de São Paulo

Bibliotecária supervisora do Centro de Documentação/Biblioteca da Secretaria da Habitação da Prefeitura Municipal de São. Bacharel em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Adriana Maria de Souza, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Docente da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos