As contribuições da Escola de Chicago para a Ciência da Informação

Autores

Resumo

O presente estudo trata da dissertação em andamento intitulada “As contribuições da Escola de Chicago para a Ciência da Informação”. O objetivo deste estudo é investigar as contribuições deixadas pelo referencial teórico-metodológico da Escola de Chicago para a Biblioteconomia e quais as influências destas contribuições para a Ciência da Informação no Brasil. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, quantitativa e exploratória do tipo bibliográfica, sem delimitação cronológica, a partir do método histórico. Como fundamentação teórica aborda uma breve história da Ciência da Informação e versa sobre os estudos históricos e epistemológicos da área. Além disso, trata dos fundamentos da Escola Sociológica de Chicago que fornece bases teórico-metodológicas para o movimento na Biblioteconomia. Os resultados preliminares já permitiram a reconstituição da criação do movimento da Escola de Chicago desde sua concepção no Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago até seu envolvimento com o Graduate Library School. Percebe-se que os pesquisadores da Biblioteconomia influentes no movimento foram Lee Pierce Butler, Lester Eugene Asheim e Jesse Hauk Shera permitindo, portanto, que a análise de sua produção intelectual seja objeto de estudo na dissertação em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keitty Rodrigues Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação em Biblioteconomia e Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC / 2013 - 2016). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental (UFSC).

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006-2011). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento