Elementos de arquitetura da informação no Repositório Eletrônico Institucional da UFPB

Autores

  • Felipe Carvalho Marinho Gusmão UFPB
  • Mayane Paulino de Brito e Silva UFPB
  • Giuliane Monteiro Pereira UEPB
  • Izabel França de Lima UFPB
  • Henry Poncio Cruz de Oliveira UFPB

Resumo

Os ambientes de informação podem ser analógicos, digitais ou híbridos. Neste trabalho damos atenção aos ambientes de informação digital, que englobam os sítios da web, as bibliotecas digitais, os periódicos eletrônicos, os sistemas de gestão eletrônica de documentos e os repositórios digitais. O presente artigo é o relato de uma investigação sobre Arquitetura da informação em repositórios digitais, com foco analítico no repositório institucional da UFPB. Objetivou-se analisar elementos da Arquitetura da Informação nos Sistemas de organização com ênfase no modelo top down, do Sistema de rotulagem, navegação e busca na interface do repositório institucional da UFPB. A metodologia adotada é de caráter quali-quantitativo, com fins exploratórios e descritivos. Sugere-se melhorias na interface do Repositório Eletrônico Institucional da UFPB seguindo parâmetros orientados pela Arquitetura da informação com o intuito de aprimorar principalmente os processos de organização, busca e navegação.

Palavras-chave: Informação e tecnologia. Arquitetura da informação. Repositórios digitais. Repositório institucional - UFPB.

Link: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12282/8510

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Carvalho Marinho Gusmão, UFPB

Graduando em Arquivologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mayane Paulino de Brito e Silva, UFPB

Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB)

Giuliane Monteiro Pereira, UEPB

Bibliotecária na Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba, Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB)

Izabel França de Lima, UFPB

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas organizações aprendentes do Centro de Educação

Henry Poncio Cruz de Oliveira, UFPB

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos