Encontrabilidade da informação em repositórios institucionais: uma proposta de instrumento de avaliação

Autores

  • Natália Carvalho Custódio UFRN
  • Fernando Luiz Vechiato UFRN

Resumo

A encontrabilidade da informação é um elemento que se situa entre as funcionalidades de um ambiente informacional analógico, digital ou híbrido e as características dos sujeitos informacionais. Levando em consideração o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação que impulsionou a visibilidade da comunidade científica, dando destaque aos Repositórios Institucionais, que reúnem toda a produção técnico-científica da comunidade universitária (docentes, técnicos administrativos e alunos de pós-graduação) da instituição competente, com o objetivo de armazenar, preservar e disponibilizar textos completos de acesso livre. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os atributos da encontrabilidade da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa, onde foi utilizada a técnica de observação individual, foi realizada uma breve análise desses atributos no ambiente informacional em questão, tornando possível a elaboração de um checklist que ao ser aplicado no ambiente escolhido para a análise percebemos que ele atende a maioria das necessidades informacionais de seus usuários, mas ainda assim precisa de melhorias para propiciar uma encontrabilidade da informação completa para os seus usuários.

Palavras-chave: Encontrabilidade da informação. Repositórios institucionais. Atributos da encontrabilidade da informação. Repositório institucional da UFRN.

Link: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12284/8512

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Carvalho Custódio, UFRN

Graduando em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa/UFRN (PROPESQ-IC)

Fernando Luiz Vechiato, UFRN

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos