Gestão da informação nas organizações: possibilidades de implantação em um escritório contábil

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Tavares Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Francelly Carla Gonçalves Pinheiro Faria Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Tabira de Souza Andrade Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

A informação se destaca cada vez mais como um importante recurso para as organizações, sendo necessário buscar meios para o seu melhor aproveitamento. Neste sentido, a Gestão da Informação fornece os mecanismos necessários ao uso eficiente da informação, agindo desde a identificação das necessidades informacionais até a sua utilização. Nas organizações do setor contábil, onde a informação é o elemento essencial para o desenvolvimento das ações e prestação de serviços, a implantação de processos de Gestão da Informação pode ser um diferencial para as empresas que buscam se destacar no mercado. Destarte, esta pesquisa objetivou identificar os mecanismos de Gestão da Informação utilizados em um escritório de contabilidade. Classificada como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e desenvolvida a partir de um estudo de caso, teve como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores de um escritório contábil situado na cidade de João Pessoa/PB. Os resultados revelaram que já existem algumas ações relativas à Gestão da Informação implantadas na empresa, contudo, não há um processo ou modelo para a gestão dos recursos informacionais formalmente seguido. A existência destas iniciativas aponta para a possibilidade de implantação de um processo de Gestão da Informação, desde que realizados os ajustes necessários, sobretudo quanto às fontes de informação.

Palavras-chave: Recursos informacionais. Gestão da Informação. Escritórios contábeis. Modelos de Gestão da Informação

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v5_n1/racin_v5_n1_artigo03.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Tavares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda pelo "Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação" (PPGCI) e Mestra em Administração, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), Campus IV, da UFPB.

Francelly Carla Gonçalves Pinheiro Faria, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Tabira de Souza Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), Campus IV, da UFPB. Integra os grupos de pesquisa "Núcleo de Estudos sobre Organizações e Sociedade" (NEOS) e "Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresas" (NETE).

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos