Competência em Informação (CoInfo) no Bibliotecário protagonista: estudo do perfil da Rede de Bibliotecas de Pesquisa do MCTIC à luz do Diagrama Belluzzo®

Autores

  • Rafael Barcelos Santos UNB
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão UNB
  • Regina Célia Baptista Belluzzo UNESP

Resumo

O artigo aborda as três dimensões da Competência em Informação (CoInfo): conhecimentos, habilidades e atitudes. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, identificou os atributos dos bibliotecários pesquisadores integrantes da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (RBP/MCTIC). Utilizou-se o Diagrama Belluzzo para que os bibliotecários demonstrassem seus atributos profissionais à luz das dimensões de conhecimentos, habilidades e atitudes. Conclui-se que os atributos identificados a partir do diagrama podem contribuir para a construção e o desenvolvimento do perfil de pesquisador do bibliotecário universitário atuante nas iniciativas formadoras de Competência em Informação, destacando a possibilidade de intercâmbio de experiências entre os bibliotecários pesquisadores da RBP e os bibliotecários universitários.

Palavras-chave: Competência em Informação. Perfil profissional. Bibliotecário universitário. Rede de Bibliotecas de Pesquisa do MCTI. Diagrama Belluzzo.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3025

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Barcelos Santos, UNB

UNB

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, UNB

UNB

Regina Célia Baptista Belluzzo, UNESP

UNESP

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos