Dinâmicas e indicadores de comunicação do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: Relatos sobre o GT1 - Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Autores

  • Edivanio Duarte de Souza Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Graduação em Biblioteconomia.
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) é dedicado à comunicação e divulgação da produção científica em Ciência da Informação. Em sua décima oitava edição, o encontro foi organizado em 11 (onze) grupos de trabalho (GTs). Este relato apresenta as dinâmicas de organização e funcionamento do GT1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação, na décima oitava edição do evento, bem como os indicadores de comunicação, considerando a modalidade, o vínculo institucional e a autoria das comunicações. O relato tem como método a descrição de atividades e a construção de indicadores a partir do conjunto de relatórios de sessão de grupo de trabalho. Durante o evento, foram realizados no GT1 colóquios, conferências e sessões de comunicação de trabalhos. As seções de comunicação foram planejadas e organizadas considerando a proximidade temática e as possibilidades de diálogos entre os autores e os demais presentes. As apresentações foram permeadas de discussões sobre possibilidades, condições e perspectivas de pesquisas históricas e epistemológicas no campo da informação. As comunicações se caracterizaram pela participação de autoria individual e coletiva, vinculadas a diferentes instituições nacionais e internacionais. Constata-se a necessidade de maior produção em colaboração entre instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Graduação em Biblioteconomia.

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Ciência da Informação (2004) e Graduado em Biblioteconomia (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas (CB/ICHCA/UFAL). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação

Downloads

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Memória