Uma história intelectual da Ciência da Informação em três tempos

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Apresenta-se o resultado de uma pesquisa teórica sobre a história da ciência da informação tendo como referência suas teorias e conceitos. A partir da sistematização dos dados coletados, construiu-se um quadro em que a ciência da informação é dividida em três grandes momentos: o período fundacional, em que a ciência da informação nasce como resultante de cinco fenômenos distintos (década de 1960); o período de ampliação das problemáticas, com a constituição de seis subáreas (décadas de 1970 a 1990); e as perspectivas contemporâneas, aqui apresentadas com a identificação de treze distintas abordagens desenvolvidas nos últimos vinte anos. Conclui-se que a diversidade de teorias é um fator de enriquecimento do campo, mas que também produz a necessidade de trabalhos de sistematização e mapeamento.

Palavras-chave: Ciência da informação. Teorias da informação. História da ciência da informação.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v5_n2/racin_v5_n2_artigo01.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutor pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011). Doutor em Ciência da Informação (2005), mestre em Comunicação Social (2000) e graduado em Jornalismo (1996) pela UFMG.

Publicado

2018-10-20

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2018). Uma história intelectual da Ciência da Informação em três tempos. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/42209

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos