Fomento e captação de recursos na Ciência da Informação brasileira: um percurso reflexivo a partir da comunidade de pesquisadores do PPGCI IBICT - UFRJ

Autores

  • Rachel de Melo Vellozo Pereira Universidade Vale do Acaraú
  • Gustavo Silva Saldanha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O estudo discute as relações entre pesquisa, fomento e o campo informacional no Brasil. O resultado da pesquisa é parte das inflexões teóricas e empíricas do subprojeto “Fundamentos, operações e ferramentas de organização e disseminação da informação” vinculado ao Programa de Capacitação Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O objetivo do subprojeto foi desenvolver estudos para prospecção de fomento à pesquisa em informação, tecnologia e inovação, com foco nos projetos e programas de pesquisa da área de Ciência da Informação, tendo como parâmetro inicial os indicadores de acesso, busca e aquisição de financiamento de pesquisa dos pesquisadores do PPGCI/IBICT-UFRJ. A pesquisa realizou o reconhecimento da atuação das instituições IBICT, PPGCI/IBICT-UFRJ, CAPES, CNPq, FAPERJ e o Sistema Financiar; a identificação de linhas de prospecção de instituições que fornecem fomento, assim como as recomendadas, as utilizadas e não utilizadas; elaboração e implementação de serviços e produtos, incluindo palataformas de redes sociais; e, por fim, a avaliação e a revisão dos serviços e produtos implantados. Os apontamentos conclusivos indicam a demanda múltipla de fomento, mesmo em tempos de crise, porém a baixa absorção por parte dos pesquisadores. Outra inferência obtida está no potencial de conjugação de disseminação da informação tanto em canais digitais “tradicionais”, como o correio eletrônico, quanto em canais dinâmicos como redes sociais. No plano macro da relação entre fomento e o campo informacional, a pesquisa permitiu atentar para as lacunas entre produção científica e captação de fomento por parte das investigações em Ciência da Informação.

Palavras-chave: Fomento à pesquisa. Ciência da Informação. Serviço de Referência. Disseminação Seletiva da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ).

Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21740/16173

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel de Melo Vellozo Pereira, Universidade Vale do Acaraú

Pós-graduanda do MBA Internacional em Marketing Digital Estratégico da UVA

Gustavo Silva Saldanha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia –FACC/UFRJ

Publicado

2018-10-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos