O diálogo entre biblioteca e comunidade: um estudo de caso acerca do perfil e das percepções dos usuários das Bibliotecas Comunitárias de Itaitinga, Ceará
Resumo
Apresenta estudo de caso acerca das bibliotecas comunitárias do município de Itaitinga-CE. Aborda questões referentes aos estudos de usuários da informação e da realização dos mesmos em contextos locais. Tem como objetivos: identificar o perfil dos usuários das bibliotecas comunitárias de Itaitinga-CE e averiguar qual a percepção dos mesmos acerca das bibliotecas de sua comunidade. O delineamento metodológico da pesquisa se deu pelos pressupostos do estudo de caso, em que foram analisados três casos de bibliotecas comunitárias localizadas em zonas rurais do referido município. A pesquisa possui natureza mista, visto que contempla aspectos quantitativos e qualitativos no processo de análise dos dados coletados por meio de questionário. Correlacionados aos nossos objetivos, os resultados apontam que os usuários das bibliotecas comunitárias analisadas são, na maioria, crianças e jovens, sendo observada ainda, relevante participação de usuários de outras faixas etárias. De modo geral, os participantes do estudo revelam integrar-se principalmente às ações voltadas à leitura e atividades culturais promovidas pelas bibliotecas. A percepção dos usuários acerca desses espaços revela o entendimento de que as bibliotecas são importantes para as comunidades, principalmente pela possibilidade de acesso ao livro, a leitura e a realização de atividades de cunho cultural.
Palavras-chave: Bibliotecas Comunitárias. Estudos de Usuários da Informação. Usuários em Contextos Locais. Biblioteca e Comunidade.
Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3138