Proposição e validação de um modelo de inteligência competitiva específico para Instituições de Ensino Superior (IES) privadas

Autores

  • Cassiane Barbosa da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Fundação Pedro Leopoldo (FPL Educacional)
  • Rodrigo Baroni de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Ricardo Vinícius Dias Jordão Fundação Pedro Leopoldo (FPL Educacional)

Resumo

O trabalho teve como objetivos analisar práticas e ferramentas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Minas Gerais para monitorarem seu ambiente competitivo, e propor e validar um modelo de Inteligência Competitiva (IC) para este segmento. O estudo foi de natureza descritiva e preditiva, via aplicação de formulário eletrônico disponibilizado a todas as IES privadas mineiras, cadastradas no e-Mec/INEP em 2015. O público-alvo foram os gestores das IES privadas pertencentes à alta administração e à coordenação de cursos, no total de 40 gestores de 27 diferentes IES. Os resultados apontaram diferentes percepções entre os entrevistados quanto ao uso de práticas e ferramentas de IC, sendo que os conceitos e práticas parecem mais difundidos na perspectiva dos gestores da alta administração. O modelo proposto contemplou as etapas do Ciclo de IC em seus construtos e foi validado por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Concluiu-se que as práticas e ferramentas de monitoramento estão presentes nas IES mineiras em um nível informal e desestruturado. Fontes de informações como dados da concorrência e Governo não constaram como as mais monitoradas. A maioria das instituições pesquisadas não apresenta uma área específica de IC, apesar do ótimo nível de conhecimento sobre o conceito.

Palavras-chave: Inteligência Competitiva. Estratégia Competitiva. Instituições de Ensino Superior Privadas. Modelo de IC para IES.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3002/2064

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiane Barbosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)


Publicado

2018-11-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos