Desafios e possibilidades da atividade mediadora do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos: o uso do LaTeX
Resumo
O artigo aborda a atuação do bibliotecário frente às novas demandas dos usuários, para as quais se faz necessário conhecer as ferramentas disponíveis, dentre elas o LaTeX. Tem por objetivo apresentar e incentivar o uso do LaTeX por bibliotecários e usuários de bibliotecas universitárias, com a finalidade de compreendê-lo em sua estrutura e enquanto recurso utilizado pela comunidade na produção e normalização de trabalhos acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, caracterizada também como pesquisa-ação, subsidiada pelas seguintes estratégias de coleta de dados: a observação da estrutura de teses e dissertações da área de Física e a realização de testes em softwares de edição em LaTeX. Discorre acerca da importância da participação do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos por meio do uso do LaTeX, ao explanar sucintamente as suas funcionalidades na edição de textos complexos e na definição de comandos para citação e referências bibliográficas, com uso do formato BibTeX e do gerenciador de referências JabRef. Apresenta a proposta de um template desenvolvido na plataforma ShareLaTeX, ferramenta online disponível para a edição compartilhada, estruturado em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT). Destaca, por fim, ser essencial o bibliotecário manter-se atento às novas ferramentas de normalização bibliográfica, sendo apresentada a ferramenta LaTeX como mais um recurso disponível para as bibliotecas universitárias, exigindo do bibliotecário o compromisso em compreender, avaliar e aperfeiçoar as funcionalidades de acordo com as especificidades de cada área do conhecimento.
Palavras-chave: Normalização de trabalhos acadêmicos. Estilos bibliográficos. Gerenciadores de referências. Formato BibTeX, LaTeX (programas de computador).
Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/122868