Entre o tipo e a norma: reflexões sobre o comportamento do designer gráfico no ambiente acadêmico

Autores

  • Ismael Lopes Mendonça Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Tadeu Feitosa Universidade Federal do Ceará
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este estudo exploratório busca compreender como os designers gráficos, especialistas em mediar informações pelo aspecto simbólico da tipografia, comportam-se diante dos mecanismos ordenadores do texto científico. Parte-se do pressuposto de que as convenções normativas, ao estabelecerem uma estética padronizada, restringem o potencial significante dos tipos a modelos preconcebidos. Diante disso, deseja-se saber como os designers que atuam no ensino superior lidam com essa questão, se eles resistem ao serviço de normalização e que soluções podem ser apresentadas a fim de melhorar ou alterar os padrões atuais. Em campo, optou-se por trabalhar com o grupo “Professores de Tipografia” do Facebook™, pois reúne designers docentes de diferentes instituições brasileiras, além de algumas internacionais. Foi disponibilizado para eles um questionário digital criado pelo Google Forms™, cujo conteúdo das respostas foi analisado com base no conceito de regime de informação de Frohmann (1995) e de González de Gómez (2012). Pelo retorno obtido, percebe-se que as ações e as opiniões dos depoentes apresentam marcas do regime ordenador científico, configurando-lhes um comportamento acadêmico condicionado pela norma, a despeito de suas habilidades como comunicadores visuais. Conclui-se que, apreendidos por esse sistema, os depoentes não somente seguem as prescrições normativas, mas as reforçam, ampliando o poder regulatório consolidado no rigor estrutural do texto, na escrita objetivada e na funcionalidade operacional dos meios que armazenam e recuperam a informação.

Palavras-chave: Design gráfico - aspectos sociais. Mediação cultural. Normalização. Documentação científica. Regime de informação.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/141419

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Lopes Mendonça, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Integrante do grupo de pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

Luiz Tadeu Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Publicado

2018-11-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos