Redes sociais e eleições municipais: um estudo sobre a campanha no Facebook do candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA

Autores

  • Vitor Curvelo Fontes Belém Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carla Costa Farias
  • Rebeca Andrade Avelar Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais

Resumo

A inserção das redes sociais no cotidiano tornou-se uma arena de discussões, (des)construção e campo de (in)formação. É nesse contexto que se insere a proposta deste trabalho, que busca analisar o uso do Facebook como estratégia de projeção, tendo como corpus as publicações da fanpage oficial do candidato Assis Ramos (PMDB) à prefeitura da cidade de Imperatriz - MA. Desta maneira, busca-se compreender como essa ferramenta colaborou com a construção da imagem do político, promovendo o engajamento do público nas redes sociais durante a campanha eleitoral, no período de 16 de agosto a 01 de outubro de 2016. Para dar sustentação à pesquisa inicial, se fez necessário revisar os conceitos de propagação e engajamento (JENKINS; FORD; GREEN, 2014) e como procedimento metodológico, optou-se pelo estudo de caso (YIN, 2015). O estudo aponta que nesse contexto local as redes sociais impulsionam a popularidade do candidato aumentasse e auxiliam no planejamento de estratégias de comunicação para outras mídias.

Palavras-Chave: Redes Sociais. Facebook. Campanha Eleitoral. Engajamento

Link: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/50670/25670

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Curvelo Fontes Belém, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Pós-Graduação (Mestrado) e do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-doutor em Jornalismo pela UEPG. Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Jornalismo pela UFSC. Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Carla Costa Farias

Jornalista, com especialização em Comunicação Empresarial e Institucional pela UFMA e MBA em Marketing pela INESPO. Integrante do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU).

Rebeca Andrade Avelar, Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais

Jornalista (UFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU).

Publicado

2018-11-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos