Identificação e análise dos principais tópicos de pesquisas em ciências sociais aplicadas no Brasil

Autores

  • Jether Oliveira Gomes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Thiago Magela Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Gray Farias Moita Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

A ciência apresentou um crescimento impressionante nas últimas décadas quanto ao número de publicações de artigos científicos, sendo que, os fatores essenciais para esse desenvolvimento são o grande número de informações disponibilizadas na internet e a ampliação da sociabilização entre os pesquisadores. Consequentemente, nota-se um esforço global de todas as áreas do conhecimento, negócios e fundações interessados em entender o patamar científico das nações ou grupos individualizados para, por exemplo, servir de base na construção de políticas científicas visando novos avanços na ciência ou impulsionar grupos de pesquisas a se tornarem mais produtivos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar temporalmente os principais tópicos de pesquisa publicados durante a trajetória da ciência brasileira por pesquisadores doutores que possuem currículos cadastrados na Plataforma Lattes e, que se dedicam a grande área do conhecimento Ciências Sociais aplicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jether Oliveira Gomes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorando em Modelagem Computacional (CEFET-MG), mestre em Modelagem Computacional (CEFET-MG), especialista em Logística Integrada (Ferrovia, Portos e Terminais) (PUC-MG), especialista em Engenharia de Software (PUC-PR), especialista em Linguagem Java (UP-PR) e bacharel em Ciência da Computação (FIC-MG). Atualmente é membro do grupo de pesquisa em Sistemas Inteligentes do CEFET-MG e Sócio do Projeto iBeer Delivery (http://ibeerdelivery.com.br). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Logística Multimodal, com ênfase em Engenharia de Software, Análise de Dados de Produção Científica e Controle da produção (Ferrovias, Portos e Terminais). Atua e/ou possui interesse nos seguintes temas: Análise Bibliométrica; Processamento e Análise de Dados; Análise de Redes Sociais; Engenharia de Software; Gestão de Projetos de Software; Processos de Desenvolvimento de Software; Projeto e Análise de Algoritmos; Arquitetura orientada a Serviços; Apuração e Controle de Indicadores de Produção; Automatização de Processos; Logística e Transporte; Liderança; Empreendedorismo e Inovação. 

Thiago Magela Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Acesso Aberto, Engenharia de Software, Qualidade de Software, MPS.BR, Extreme Programming, Arquitetura Orientada a Serviços, Web Services, Data Mining e Web Mining

Gray Farias Moita, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Aeronáutica pelo Imperial College, Londres (1994) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é Professor Titular, Diretor de Planejamento e Gestão e atua nos programas de pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional e em Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, alvenaria estrutural, análise não-lineares e hiperelasticidade. Trabalha, também, com sistemas computacionais inteligentes, engenharia de software e heurísticas computacionais.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Pesquisas em andamento