Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: conexões possíveis

Autores

  • Guilherme Goulart Righetto Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Enrique Muriel-Torrado Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Resumo

Discute acerca da complexa temática da vulnerabilidade social na sociedade do conhecimento e a relação com a competência em informação, incluindo termos correlatos, como democracia, inclusão e exclusão social, cidadania, direitos humanos e movimentos sociais. É concebida uma “ponte” entre a competência em informação, a vulnerabilidade social e os movimentos sociais, com o intuito de aproximar os temas principais do estudo, mediante revisão de literatura. A abordagem social ou sociocultural da Ciência da Informação é substancial, pois os usuários da informação não são indivíduos inseridos em mundos paralelos, mas sim em mundos construídos socialmente. Desse modo, torna-se pertinente a pesquisa social voltada às populações vulneráveis, e suas necessidades de informação. Necessidades que podem ser supridas com o desenvolvimento da competência em informação, componente de emancipação cognitiva dos indivíduos. Chega-se à conclusão de que a predisposição de localizar informações, assimilá-las e incorporá-las como conhecimento adquirido, seja em âmbito profissional e/ou pessoal tem valor inestimável.

Palavras-chave: Competência em informação. Vulnerabilidade social. Movimentos sociais. Sociedade do conhecimento. Direitos humanos.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/34735/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Goulart Righetto, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação, Brasil. E-mail: rghtto@gmail.com.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: elizete.vitorino@ufsc.br.

Enrique Muriel-Torrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Documentación pela Universidad de Granada, Espanha. Mestre em Documentación Digital pela Universitat Pompeu Fabra, Espanha. Mestre em Información Científica pela Universidad de Granada, Espanha. Professor Asistente da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: enriquemuriel@gmail.com.

Publicado

2018-11-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos