Socialização da informação e do conhecimento: uma proposta emancipadora para a efetivação de instrumentos de democracia participativa

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saege Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
  • José Mauro Matheus Loureiro Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a socialização da informação e do conhecimento como proposta emancipadora para a efetivação de instrumentos de democracia participativa, a exemplo dos orçamentos participativos. Acredita-se que as ações de socialização da informação e do conhecimento poderão dotar os sujeitos com a capacidade necessária para exercer o seu papel cidadão de forma crítica e autônoma, condições essenciais para que se tenha o efetivo exercício de uma democracia participativa.

Palavras-chave: Informação. Conhecimento. Socialização. Democracia participativa.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/34324/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saege, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Graduada e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. E-mail: marciatsaeger@yahoo.com.br.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão das Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. E-mail: sadepinho@uol.com.br.

José Mauro Matheus Loureiro, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. E-mail: jmmloureiro@gmail.com.

Publicado

2018-11-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos