Direito à informação e à participação: uma avaliação das ferramentas dispostas nos portais de governo estaduais

Autores

  • Paloma Maria Santos Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Resumo

Os movimentos sociais que recentemente tomaram as ruas do Brasil demonstram que os cidadãos estão cada vez mais interessados e preocupados com aquilo que ocorre no domínio público e estão dispostos a se articular e a lutar pela implementação de melhorias no país. Todavia, a falta de canais que deem voz à sociedade é um fato. Pensando nisso, o presente artigo busca investigar se os portais do poder executivo estadual dispõem ferramentas que viabilizam a participação dos cidadãos nos debates e nas decisões governamentais. Tal análise se deu por meio da utilização do instrumento de pesquisa validado teórica e empiricamente. A partir dos dados coletados foi possível perceber que os portais pouco utilizam suas potencialidades para dispor aos cidadãos ferramentas em prol do avanço na construção e no aperfeiçoamento da democracia e revela-se, ainda, que os portais dos estados com maiores IDHs são os que dispõem o maior número de ferramentas para o cidadão.

Palavras-chave: Participação. Movimentos sociais. Democracia eletrônica. IDH. Panorama nacional.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38171

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Maria Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Pesquisadora Pós-doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento. E-mail: santos.paloma@gmail.com.

Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: aires.rover@gmail.com.

Publicado

2018-11-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos