Arquitetura da informação pervasiva e encontrabilidade da informação: instrumento para a avaliação de ambientes informacionais híbridos

Autores

  • Fernando Luiz Vechiato Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Henry Poncio Cruz de Oliveira Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho– UNESP

Resumo

Considerando a relevância de estudos teóricos e práticos que abordem aspectos informacionais, tecnológicos, cognitivos e sociais no projeto e na avaliação de ambientes informacionais, objetivamos neste artigo apresentar uma proposta de checklist para ambientes informacionais híbridos a partir de pesquisa exploratória realizada acerca da Arquitetura da Informação Pervasiva e da Encontrabilidade da Informação. Ambos os estudos enfatizam as experiências e comportamentos informacionais dos sujeitos e possuem correlações teórico-práticas importantes que subsidiaram a elaboração do referido instrumento, alinhando a pervasividade existente entre ambientes analógicos e digitais com o objetivo de favorecer a Encontrabilidade da Informação disponível nesses ambientes.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação Pervasiva. Encontrabilidade da Informação. Ambientes Informacionais Híbridos. Instrumento de avaliação. Informação e Tecnologia.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/38365/20147

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos