Valor dos massive open online course (MOOC) na educação para a cidadania

Autores

  • Hermano Carmo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (UTL)
  • Teresa Maia e Carmo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém)

Resumo

A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: processo de mudança acelerada, desigualdade crescente e fibrilhação dos sistemas de poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que tanto têm constituído gigantesco desafio aos sistemas educativos quanto configuram a urgência de ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Nesse contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, sua diversidade e seu potencial ainda em aberto. Confrontando a nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.

Palavras-chave:Conjuntura. Macrotendências. Educação para a cidadania. MOOC. Tecnologia educativa. Paradigma digital.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4171/3642

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermano Carmo, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (UTL)

Doutor em Ciências da Educação na especialidade de Organização de Sistemas de Formação e o título de Agregado em Política e Acção Social na Universidade Aberta. Professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (UTL) - Portugal. Professor Catedrático Convidado da Universidade Aberta (UAb) - Portugal.

Teresa Maia e Carmo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) – Espanha. Professora Adjunta Especialista na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) - Santarém - Portugal.

 

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos