Novas tecnologias no ensino: a inovação tecnológica nas universidades federais brasileiras

Autores

  • Albeiro Mejia Trujillo Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Neste artigo, resultado de consultoria do autor à OEI/SESu, são apresentados e discutidos dados sobre o uso de tecnologias digitais no ensino superior nas universidades federais brasileiras. O estudo explora aspectos como preparação e qualificação dos docentes das universidades federais para utilizar tecnologias aplicadas ao ensino; condições físicas, como tamanho das turmas e equipamentos disponíveis nas salas de aula; áreas dos cursos, tipo de grau e período de oferta dos cursos; disponibilidade de acesso institucional e/ou pessoal a equipamentos tecnológicos e seus recursos como aplicativos, programas, plataformas e suas funcionalidades no processo de ensino; concepções epistemológicas sobre aprendizagem e os impactos das tecnologias no processo de ensino; e as implicações da utilização das tecnologias digitais para a vivência profissional e interpessoal.

Palavras-chave: Novas tecnologias. Ensino superior. Plataformas digitais. Programas. Aplicativos.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4173/3644

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albeiro Mejia Trujillo, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) - Brasil.  Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor da Universidade de Brasília, (UnB) - Brasil.

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Trujillo, A. M. (2018). Novas tecnologias no ensino: a inovação tecnológica nas universidades federais brasileiras. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/42997

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos