Tecnologias no ensino de física: um estudo sobre concepções e perspectivas de professores do ensino médio

Autores

  • João Markos Machado Oliveira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar como tem sucedido o uso de tecnologias no ensino de física, realizado por professores de escolas públicas do Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul. Para isso, realizouse uma abordagem teórica sobre as tecnologias educacionais, passando por aspectos históricos, conceituais e aplicações em processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, e inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico visando ao aprofundamento teórico sobre a temática e à formatação de uma proposta metodológica de investigação sobre o seu uso no município de Caçapava do Sul, escolhido em função da atuação do pesquisador como bolsista de iniciação à docência. Optou-se, para a coleta de dados, por aplicar questionários aos professores de escolas públicas, levantando concepções e práticas relativas ao uso das tecnologias; para a análise dos dados, fez-se uso da análise textual discursiva (ATD), para auxiliar na interpretação das respostas dadas pelos professores nos questionários. Essa metodologia consiste, em síntese, em processos de desconstrução e reconstrução de textos (no caso, dos textos obtidos das respostas dos questionários aplicados aos professores) e seus procedimentos confluem para a unitarização, isto é, a divisão de temas, estabelecendo relações e gerando processos de auto-organização das categorias temáticas (MORAES; GALIAZZI, 2011). A partir desses procedimentos de coleta e análise de dados, foi possível atingir as categorias a) Concepções; b) Possibilidades do uso tecnologias educacionais; e c) Importância do uso de tecnologias educacionais, as quais possibilitaram a análise do uso de tecnologias.

Palavras-chave: Ensino de física. Ensino médio. Tecnologias. Tecnologias educacionais.

Link:http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4179/3649

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Markos Machado Oliveira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduando em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Caçapava do Sul - Brasil.

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP - Brasil. Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (UC) - Portugal. Pós-Doutorado pela Universidade Aberta (UAB) - Portugal.  Doutor em Educação  pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) - São Carlos, SP - Brasil.

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos