Produção de conteúdos e livros em múltiplos formatos acessíveis para pessoas com deficiência e seus desafios para ampliação da esfera pública

Autores

  • Carla Simone da Silveira Mauch Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Fundação Educacional Lucas Machado.

Resumo

O artigo aponta elementos para pensar no livro, na leitura e no acesso à informação como bens públicos universais e acessíveis para todos. Este ainda é um desafio enorme, uma vez que a produção de livros em múltiplos formatos acessíveis no Brasil é insignificante, mesmo tendo uma legislação avançada. Para tanto, será feita breve aproximação com o marco legal, tanto em relação aos direitos das pessoas com deficiência quanto às políticas de livro, leitura e biblioteca, bem como se traçará um panorama das alternativas e possibilidades de produção de conteúdos em múltiplos formatos acessíveis para todos.

Palavras-chave: Livro. Leitura. Recursos de acessibilidade. Democratização do acesso. Pessoas com deficiência.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4040/3372

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Simone da Silveira Mauch, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Fundação Educacional Lucas Machado.

Especialização em Deficiência Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Porto Alegre, RS – Brasil. Pós-Graduada em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Fundação Educacional Lucas Machado – MG – Brasil. Coordenadora Geral da Mais Diferenças.

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos